2011 - ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO

22-10-2010 19:06

O Conselho da União Europeia, instituiu 2011, como o Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa, e tem por objectivos: 

-Criar um ambiente propício ao Voluntariado na União Europeia.

-Dar meios às organizações que integram voluntários e melhorar a qualidade do voluntariado.

-Reconhecer a actividade dos voluntários.

-Sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do Voluntariado.

O ano 2011, corresponde ao  XX aniversário do Ano Internacional do Voluntariado da ONU. Em 2001, ficou demonstrado que o interesse público pelos Voluntários e a sua contribuição na sociedade devia incitar os governos e outros organismos a um maior compromisso em acções comuns. As  experiências positivas destes 10 anos, levaram a Comissão Europeia a instituir este Ano Europeu do Voluntariado das Actividades que Promovam uma Cidadania Activa e desenvolver  uma variada agenda de actividades relacionadas com o voluntariado.

Na Europa, actualmente, mais de 100 milhões de Europeus - homens e mulheres - estão envolvidos em actividades de voluntariado ou solidariedade e, desta forma, fazem a diferença na nossa sociedade.

No dia 05 DEZ11, no Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, esta Liga, em parceria com a Cáritas de Tomar, Assoc. de Dadores Benévolos de Sangue do Hospital de Tomar, Assoc. Dadores de Sangue dos Bombeiros de Tomar, Cruz Vermelha,Câmara Municipal de Tomar, entre outras, realizaramo 1º Encontro de Voluntários, com uma palestra do Senhor Comendador Joaquim Moreira Alves e terminando com a Celebração de uma Missa, dedicada aos Voluntários, na Igreja de Sª.Mª dos Olivais.